Home > Tecnologia > Segunda versão do Android 13 é lançada pelo Google, confira

Segunda versão do Android 13 é lançada pelo Google, confira

O Google liberou recentemente o Android 13 Developer Preview 2, segunda versão para desenvolvedores do seu novo sistema operacional mobile, já tendo data para ser apresentado, no dia 11 de maio no evento de abertura do Google I/O.
No release, o Google fala um pouco sobre as novas funções e mudanças do Android 13 Developer Preview 2 para que dessa forma, os desenvolvedores possam testá-las em seus apps.

Android 13 terá nova permissão de notificações

As mudanças do Android 13 começam na privacidade, como a nova permissão de notificações. Assim, o Google pretende reduzir a imensa quantidade de avisos com a qual muitos de nós lidamos diariamente. Desse jeito, os apps terão que pedir a autorização do usuário antes de começarem a enviar notificações. Além do mais, os desenvolvedores também poderão rebaixar permissões de apps previamente concedidas.

Bluetooth LE Audio e MIDI 2.0

A nova versão do Android 13 para desenvolvedores é compatível com Bluetooth LE Audio, a próxima geração de transmissão de som sem fio. O Bluetooth Low Energy (LE) Áudio autorizará compartilhar o áudio com seus amigos e família, além de assinar transmissões públicas de entretenimento, informação e acessibilidade.

A mais nova versão do Android 13 para desenvolvedores é compatível com áudio de alta fidelidade, e também consumirá menos energia. Assim, os dispositivos equipados com a tecnologia terão maior autonomia de bateria. Além disso, o Android 13 também tem suporte ao padrão MIDI 2.0, e assim, será compatível com dispositivos de hardware MIDI através da porta USB, excelente notícia para músicos amadores e profissionais.

Além do mais, outras novidades são voltadas para desenvolvedores japoneses, e também de línguas não-latinas com birmanês e tibetano. Também foi incluso novas APIs de conversão de texto e fontes e emojis vetoriais coloridos COLR versão 1.

Em fevereiro, o Google apresentou a primeira versão do Android 13, e avisou que a segunda chegaria em março. Além disso, o cronograma do novo sistema continua em abril, quando o Android 13 deve ser lançado em versão beta, e em maio e junho, deve ganhar outras versões beta. Daí em diante, ele estará pronto para ser lançado para o público, mas a data exata ainda está para ser  definida pelo Google.

Como instalar o Android 13 se você é um desenvolvedor

O Google pede aos desenvolvedores para experimentarem a compatibilidade dos seus apps com o Android 13 o quanto antesl. Assim, poderão fazer todos os ajustes necessários para o novo sistema.

O Developer Preview 2 do Android 13 pode ser testado pelos desenvolvedores nativamente nos dispositivos Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL ou Pixel 4, ou então em outros aparelhos utilizando as imagens de sistema de 64-bit. O Google ainda preparou uma página que fornece todas as dicas para instalar o Android 13, e o site do sistema para desenvolvedores também já está no ar.

Android 12L no AOSP

Além de tudo, vale lembrar que o lançamento da nova versão do Android 13 para desenvolvedores acontece uma semana depois da mudança do Android 12L para o Android Open Source Project (AOSP), o que deve contribuir na popularização dessa versão.

Feito para tablets e smartphones com telas maiores ou dobráveis, o Android 12L já tem previsão de atualizações para tablets da Samsung, Lenovo e Microsoft. O Google também conta que todas as mudanças de fundação do Android 12L para telas maiores já estão presentes na atual versão do Android 13.

Fonte: olhardigital Imagem: Reprodução Internet