Home > Auxílio > Como conseguir implante dentário pelo SUS

Como conseguir implante dentário pelo SUS

implante gratis

Os implantes dentários são procedimentos muito complexos, porém hoje já é possível conseguir implante dentário gratuito. 

E se você conseguiu chegar até aqui, é porque provavelmente já conhece o valor e sabe realmente quanto custa os implantes dentários e está em busca de encontrar opções que caibam no seu orçamento.

Dependendo do paciente, esse procedimento poderá chegar ao valor de um carro ou até mesmo ultrapassar esse valor. 

Pelo simples fato de se tratar de uma cirurgia e dos altíssimos valores dos materiais que são utilizados nessa operação. 

Felizmente, existem alguns locais onde este valor poderá ser muito mais acessível ou poderá haver a possibilidade de encontrar implantes dentários gratuitos, dependendo muito do tipo de implante.

Certamente você reconhece que contratar um dentista particular, poderá cobrar muito mais caro para implantar um ou mais dentes, especificamente sendo aqui no Brasil. 

Os implantes dentários são a melhor alternativa quando o assunto se trata da substituição de um dente que foi extraído ou perdido. Porém essas são as opções mais caras do mercado.

Conseguir encontrar um dentista que provavelmente ofereça um implante dentário gratuito, ou que seja com um custo considerado mais acessível ao nosso bolso, não deixa de ser uma tarefa difícil.

Essa missão requer bastante paciência e muitas pesquisas, porém neste texto, você irá descobrir como conseguir implantes dentários gratuitos e com baixo custo de 2 maneiras, sendo elas:

  • Implantes dentários pelo do SUS;
  • Implantes dentários feitos através de faculdades de Odontologia.

implante gratis

Afinal, o que seria um implante dentário?

O implante dentário, nada mais é do que uma base sólida que é colocada na mandíbula, realizada por meio de uma cirurgia bem simples, e ela tem um objetivo único que seria de fixar os dentes de substituição. 

Eles poderiam ser fixos, que no caso seriam os permanentes ou os removíveis.

Este método de substituição de dentes, já é um processo usado a bastante tempo pela odontologia. Os dentes que são implantados parecem e agem como dentes naturais.

O procedimento poderá ser somente por uma questão voltada mais para a estética da pessoa

No entanto, existem diversos casos onde o implante pode ajudar o paciente a levar uma vida melhor e mais saudável, como por exemplo, ajudá-lo a mastigar e a falar melhor. 

Geralmente, os dentistas cobram caro para realizar este procedimento, mas, existem algumas maneiras de consegui-lo totalmente de graça ou pagando um valor acessível.

Como posso conseguir um implante dentário totalmente gratuito no Brasil

O Sistema Único de Saúde, denominado como o SUS, é um dos maiores e  um dos mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. 

Eles tentam oferecer atendimento de forma totalmente gratuita, desde a gestação e por toda a vida. 

O SUS abrange os serviços desde os primários, médios até os de urgência e de extrema emergência.

Tendo como base e foco os procedimentos odontológicos, o SUS oferece:

  • Implante dentário;
  • Restauração dentária;
  • Drenagem de Abscesso;
  • Curativos;
  • Exodontia de dentes

Como posso solicitar um implante dentário através do SUS

Realizar um implante gratuito pelo SUS, hoje só é possível graças ao programa Brasil Sorridente, que foi originado pelo Governo no ano de 2004.

Este programa disponibiliza tratamento dentário totalmente gratuito a todos os brasileiros.

Para ter acesso a esse benefício é obrigatório possuir o Cartão SUS que é emitido e cadastrado em sua cidade.

Infelizmente, não são todas as cidades que oferecem o implante dentário gratuito através desse programa. 

Por isso, antes de tudo, certifique-se de que a sua cidade faz parte deste programa, e dessa forma você poderá ir até a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Agora que você já tem a certeza de que a sua cidade faz parte do programa que oferece o implante dentário gratuito, você já poderá fazer a solicitação na sua unidade de saúde. 

O médico profissional responsável pelo atendimento, irá avaliar a sua situação, e caso haja necessidade de realizar o implante de um ou mais dentes, ele irá te encaminhar para um especialista.

Sua consulta será marcada com o profissional da área, e poderá levar entre 30 a 90 dias, onde este profissional irá te avaliar para determinar o grau de urgência.

Feito isso, ele te encaminhará para a lista de espera do SUS, e dará início ao pedido de todos os exames necessários, para que você possa ter um lindo sorriso novamente.

Nos diversos casos em que há perda do dente, principalmente os da frente, e que foi causado por um acidente, ou nos casos onde a mastigação está muito prejudicada, geralmente essas pessoas possuem prioridades no programa.

Quem são as pessoas que podem solicitar o implante dentário através do SUS?

Agora que você já sabe como e onde obter a solicitação para o implante gratuito do SUS, é preciso saber se você está incluído no programa. Os pacientes autorizados deverão:

  • Ter Cartão SUS cadastrado;
  • Ter idade maior que 18 anos;
  • Ter uma boa condição periodontal, ou seja, o paciente apresentar uma boa condição periodontal que dizer que ela deverá ter a estrutura gengival e óssea preservada e reforçada para poder receber a peça.
  • Possuir espaço protético adequado;
  • Não ter doenças sistêmicas.

O SUS tem um limite de 6 dentes por paciente. Caso houver a necessidade de implantar mais do que essa quantidade limitada de dentes, será necessário aguardar aproximadamente dois anos e realizar novamente o processo de solicitação.

Implante dentário através de faculdades de Odontologia

Se a sua cidade não oferece nenhum programa de implante dentário que seja gratuito, algo que seja bem interessante para você, é buscar alguma faculdades de odontologia.

Mas por qual motivo devo procurar uma faculdade? A resposta é que, algumas faculdades de odontologia oferecem procedimentos gratuitos, isso inclui os implantes dentários e por isso são uma outra boa alternativa.

Já sabemos que para poder adquirir experiência é necessário muita prática. E para isso, os futuros dentistas necessitam de treinamento em pessoas reais. Por esta razão, eles oferecem serviços gratuitos ou com custos mais acessíveis para que os estudantes de odontologia possam praticar e treinar em sua especialidade.

É importante lembrar que existem determinados casos, onde o serviço é gratuito, porém você ainda precisará arcar com os implantes reais.

Por esta razão, antes de marcar uma consulta com o especialista pergunte se o implante será totalmente gratuito ou você terá algum custo.Dessa forma você não terá nenhuma surpresa no final do procedimento.

Se talvez a ideia de ter um estudante implantando um dente em você te deixa um pouco desconfortável, isso é totalmente compreensível, mas fique tranquilo! 

Esses são estudantes que estão prestes a se formar e desejam continuar praticando os procedimentos odontológicos, ou seja, eles são extremamente qualificados para estas operações

Além disso, esses estudantes são supervisionados por dentistas profissionais durante todo o procedimento. Logo, será como ir ao dentista profissional, a única diferença será o custo muito mais em conta.

Se você reside em uma cidade grande, é bem possível que você consiga encontrar uma instituição que ofereça estes implantes gratuitos.  

Isso ocorre pelo fato de que há muitas universidades de odontologia que precisam de pacientes para formar os seus estudantes. 

Porém, agora se você mora em um interior, ou seja, uma cidade pequena, pode ser um pouco mais complicado encontrar uma universidade que tenha esse tipo de programa.

E dependendo do caso, vale a pena organizar e planejar uma viagem curta à alguma cidade grande que possua esse programa.

Enfim, recomendamos agora que você analise com calma e com muita atenção as dicas que foram citadas neste artigo, e consiga realizar o tão sonhado implante!

receber benefício